Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Ação de Políticas Públicas do Sebrae reúne prefeitos do Amapá em Roraima















A comitiva de prefeitos amapaenses conhece o modelo de gestão de Boa Vista em missão técnica a Roraima; as práticas da prefeita Teresa Surita ganharam reconhecimento nacional pela forma de driblar a crise econômica, realizar obras estruturantes e manter os projetos sociais

Denyse Quintas

A prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, tem se destacado nacionalmente pela gestão participativa, com controle e planejamento de ações que viabilizam driblar a crise econômica, manter os compromissos com servidores, fornecedores, realizar obras estruturantes e manter os projetos sociais.


Uma comitiva formada por 13 prefeitos do estado do Amapá e o presidente da Câmara de Vereadores Municipal de Tartarugalzinho, coordenada pelo diretor-superintendente, João Carlos Alvarenga e organizada pela gerente da Unidade de Políticas Públicas, Célia Almeida esteve reunida no auditório da Prefeitura Municipal de Boa Vista, em Roraima. Os prefeitos participaram de uma missão técnica promovida pelo Sebrae nos dias 13 e 14 de setembro, e visitaram 12 projetos e obras estruturantes. Em Boa Vista, foram recepcionados pela prefeita Teresa Surita e pela diretora-superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Macedo.

Na ocasião, prefeita da cidade explicou sobre a importância da equipe qualificada, do planejamento, parcerias e ações já desenvolvidas, outras em desenvolvimento e dos projetos que estão em prática na atual gestão. Promoveu o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, e declarou que os prefeitos já são empreendedores.

“Sebrae e as prefeituras, são a maior força de desenvolvimento no município; por eles conseguimos fazer os nossos empresários crescerem, por isso a parceria tão forte entre prefeitos e o Sebrae. Quero dizer que Roraima e o Amapá são irmãos nas nossas riquezas, na nossa biodiversidade, e potencialidade de fazer as nossas oportunidades de melhoria. São muitos problemas, temos a questão fundiária, temos dificuldade de logística e distância, isso atrapalha o desenvolvimento da nossa região, mas com bastante dedicação nós conseguiremos vencer esse momento, então eu quero agradecer a visita de vocês aqui em Roraima, espero que vocês levem um pouco do nosso jeito de ser”, disse a prefeita de Boa Vista/RR, Teresa Surita.

A diretora-superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Macedo, cumprimentou a prefeita de Boa Vista, a comitiva do Amapá em nome do diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, secretários municipais, colaboradores e a imprensa. “Trabalhar no Sebrae é um desafio diário, porque a gente busca sempre desenvolver nosso estado, e a prefeitura de Boa Vista vem fazendo isso no dia-a-dia das pequenas e grandes ações. Esperamos que as ações que estão sendo feitas aqui, possam ser levadas para lá, então o desafio maior é que vocês levem um pouco de Boa Vista de volta para os municípios de vocês”, declara a diretora-superintendente Sebrae em Roraima, Luciana Macedo.   

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá e coordenador da comitiva de prefeitos em Roraima, João Carlos Alvarenga, fala da realidade entre os estados de Roraima, Acre e Rondônia, acompanha as discussões sobre a Reserva Nacional do Cobre (Renca) e dos vários conceitos, maneiras de se falar e conservação da Amazônia. “As pessoas não podem esquecer que são 20 milhões nessa região, em meio aos rios e floresta. Surgiram vários defensores, pessoas que moram em Nova York, pessoas que moram no Rio de Janeiro e em São Paulo, e querem nos defender. Eu sou um defensor da Amazônia sim, moramos nessa região e nós é quem devemos dizer o que queremos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga.

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A comitiva dos prefeitos amapaenses tiveram a oportunidade de participar do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que está na 10ª edição, ocorrido na sede do Sebrae em Boa Vista, o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, assegura que essa iniciativa não é nada mais do que buscar junto a gestão municipal, ações que considera relevantes na Lei Geral e que possuem três pontos muito importantes; um é a Desoneração Fiscal, através de Decretos e ações dos prefeitos; e a Democratização que também é algo que conseguem cumprir com facilidade; mas o terceiro ponto que considera importantíssimo é o que se chama Compras Governamentais, e esse prêmio é voltado para essas ações. Para ele, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor não vem premiar uma gestão à frente de uma prefeitura, ele vem premiar ações que possam ajudar o Sebrae no seu trabalho; no ambiente favorável, no ambiente adequado, no ambiente desonerado, desburocratizado, e permitir que as empresas locais participem e negociem ações.

“O objetivo do Sebrae é apoiar o empreendedor, e nós precisamos junto com os prefeitos incentivá-los para ajudá-los a implantar ações que estimulem os empreendedores. Eu sempre falo que infelizmente, a gestão pública não vê o empresário como um parceiro, nós temos que mudar essa cultura, os empresários de hoje são parceiros, e é isso que esse prêmio quer, promover ações que possam ajudar. Por isso que nós estamos aqui, com uma caravana de 13 prefeitos, hoje nós estamos assistindo e vendo como Boa Vista está sendo amada por sua população. É isso que nós queremos incentivar, o desenvolvimento. Todos nós temos que amar o local onde vivemos, e o local onde vivemos são as cidades que são responsabilidades dos prefeitos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga.

Visita

No receptivo a comitiva de prefeitos do Amapá foi entregue uma mochila do Sebrae Roraima contendo estojo de artesanato com caneta e pen drive. Na capital, Boa Vista, os gestores visitaram o Projeto Crescer, com redução em 72% a violência entre jovens, que passou da 9º para a 22ª capital em número de homicídios; Hospital da Criança Santo Antônio; Casa Mãe Centenário; CRAS; Pró-Infância; Academia Aberta; Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI); Família Que Acolhe (FQA) e a Vila Olímpica.

Prefeitos/Amapá

Para o prefeito de Santana e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), Ofirney Sadala, a missão organizada pelo Sebrae no Amapá é algo que vai somar muito, nós vamos reunir com o secretariado para alguns direcionamentos, como o Prefeito Empreendedor que é algo que realmente Santana vai se empenhar, e também as experiências que foram mostradas em Boa Vista, vamos tentar implantar algumas em Santana, levando em conta nossa peculiaridade de Distrito Industrial e área portuária, para que realmente a gente possa aplicar coisas que tem dado certo, experiências que deram certo em Boa Vista.

“A integração, essa unidade dos prefeitos nesta missão, com certeza alguns pontos daqui desse evento será colocado na Ameap. A relação entre Santana e o Sebrae tende realmente a se estreitar, para que haja essa aproximação para se dar início a projetos de políticas que venham desenvolver o empreendedorismo não só em Santana, mas em todos os municípios do estado”, enfatiza o prefeito de Santana e presidente da Ameap, Ofirney Sadala.

Tartarugalzinho

O prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira, primeiro gestor municipal a sancionar as alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, falou das dificuldades que passa por se achar refém das Leis, das PECs e dos programas federais que muitas vezes atrapalham uma administração pública e impactam as folhas de pagamento. “E quando você faz a gestão de um município que não tem condições principalmente da informatização, você começa a perceber que o espaço que foi criado pelo Sebrae que abraça todos os municípios continua sendo o suporte, e o prefeito que não busca o Sebrae para fazer as parcerias, não consegue caminhar, porque o Sebrae dá muitas ferramentas que se pode alavancar o município, e no estado do Amapá nós temos um diretor-superintendente e uma equipe parceiros dos municípios que é muito importante para o desenvolvimento”, ressalta o prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira.

Laranjal do Jari

O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, gestor do segundo município no Amapá, a sancionar as alterações da Lei Geral, declara que o município tem a maior área da discussão em nível nacional sobre a Renca. “Conhecer as práticas da prefeita Teresa Surita, em Boa Vista e da sua equipe, nos permite desenvolver novas ações nos nossos municípios de uma forma bem mais abrangente”, afirma o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão.

Para ele, foi uma experiência única onde pôde observar a importância do Sebrae. Disse que a instituição conseguiu desempenhar um excelente trabalho, mostrou o diferencial para todos os prefeitos que não tinham visão da importância do empreendedor e do microempreendedor, pessoas jurídicas que vão fazer valer a mudança dos pensamentos daqui para frente, é com essa ideia que estão voltando para os munícipios.

“Eu saio de Boa Vista maravilhado com os conhecimentos adquiridos através da gestão da prefeita Teresa. A equipe do Sebrae no Amapá coordenada pelo superintendente Alvarenga demonstrou nesse evento a potencialidade que pode existir nesse laço de união entre o Sebrae e os municípios. Eu com certeza daqui para frente tomarei algumas medidas de gestão vinculadas ao Sebrae, para que através dos técnicos do Sebrae possamos qualificar os nossos empreendedores individuais, dando qualidade a todos os empreendimentos no município fortalecendo a economia local”, assegura o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão.

Porto Grande

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, próximo município a aprovar as alterações da Lei Geral da MPE, esteve na comitiva que visitou Boa Vista e relata que observou nessa experiência uma das coisas mais importantes na gestão da prefeita Teresa Surita, que é a bandeira social. A política, sinalização, academia aberta, tecnologia, todos os projetos têm foco no atendimento coletivo e na população. “Muitas ferramentas utilizadas em Boa Vista existem nos nossos municípios, mas elas são usadas de forma diferente, o que eu notei, foi que eles inovaram numa maneira social de administrar. Volto com um sentimento muito forte que nós temos as ferramentas, mas ainda não aplicamos e não demos atenção”, declara o prefeito, José Maria Bessa, afirmando que, a união dos prefeitos e a troca de experiência é muito valiosa, visto que a realidade de um município é muito parecida com a de outro.

“Essa reunião de 13 prefeitos é algo inédito, nem a assembleia geral da Ameap consegue reunir todos, essa iniciativa do Sebrae é muito importante, e acredito que todo município tem uma história com o Sebrae”, completa o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa.

Oiapoque

A prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda Marques, exalta o município de fronteira que sofre muito com os problemas sociais, de infraestrutura, político, mas finaliza dizendo que tem muito o que levar de boas práticas, principalmente na parte indígena, “tenho orgulho de falar que nossos prefeitos, que os prefeitos do Amapá estão muito preocupados com seus municípios, mas com o apoio do Sebrae isso dá mais sustentabilidade e nos incentiva à continuarmos”, conclui.

De maneira coletiva, os prefeitos se despediram, retornando aos seus municípios de origem, mas com o sentimento de motivação renovados por um modelo de gestão e pelos exemplos de sucesso que superaram todas as expectativas do grupo.

Participantes

A comitiva à Boa Vista/RR foi integrada pelo prefeito de Santana, Ofirney Sadala; prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda Marques; prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão; prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa; prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira; prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante; prefeito de Serra do Navio, Elson Lobato; prefeito de Mazagão, José Costa Dudão; prefeito de Amapá, Carlos Duarte; prefeita de Pedra Branca do Amapari, Elizabeth Pelaes; prefeito de Cutias do Araguari, Raimundo Amanajás Filho; prefeito de Itaubal, Victor Hugo Rodrigues; prefeita de Pracuúba, Belize Ramos; prefeito de Vitória do Jari, Raimundo de Souza Dielson e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tartarugalzinho, Manoel Ferreira.

Sebrae

A comitiva formada por 13 prefeitos do estado do Amapá que estiveram em Boa Vista/RR, foi coordenada pelo diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, e organizada pela gerente da Unidade de Políticas Públicas, Célia. 


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário