Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Jovens produzem açaí durante Festival Gastronômico em Santana





Estudantes da Escola Augusto Antunes utilizam batedeira para fazer o vinho do fruto durante o Festival do Açaí que acontece integrado ao Festival Gastronômico Sabores de Santana

Andréa Maciel

O Festival do Açaí é promovido pela Escola Estadual Augusto Antunes desde 1999 e neste ano, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Santana realizam parceria para agregá-lo ao Festival Gastronômico Sabores de Santana. Os responsáveis pela produção e comercialização do açaí são jovens estudantes com idade de 14 a 18 anos.



De acordo com a professora da Escola Augusto Antunes e coordenadora da programação cultural do festival, Arlete Carvalho, a ideia de inserir os alunos surgiu da parceria com o Sebrae, com o objetivo por formar jovens empreendedores.

“Queremos que esses jovens conheçam mais sobre a culinária da nossa região, então incentivamos nossos alunos a aprenderem como é produzido o açaí para futuramente poderem usar esse conhecimento para ganhar dinheiro. Todo o dinheiro que eles arrecadarem vai para a formatura no final do ano”, disse a professora, Arlete Carvalho.

O estudante, Thiago Souza, foi um dos jovens que produziu o vinho do açaí no festival. Ele ressalta o orgulho que sente ao participar e promover as comidas típicas do Amapá.

“O açaí representa a cultura do povo amapaense, tanto dentro do estado, quanto fora também, então é um prazer muito grande estar aqui batendo este açaí e vendendo para o público que está nos prestigiando”, conta o estudante, Thiago Souza.

Casal Açaí

No encerramento da programação do Festival do Açaí, dia 24 de setembro, houve a escolha do Casal Açaí. Os estudantes que concorreram ao título realizaram performances que mostraram conhecimentos sobre o fruto e sobre a cultura regional. Eles foram julgados nos seguintes critérios: Desempenho na Coreografia, Traje Típico Escolhido e as Características Regionais inseridas na coreografia.

O Festival do Açaí ocorreu integrado ao Festival Gastronômico Sabores de Santana, no período de 22 a 24 de setembro, a partir das 17h, na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Augusto Antunes.

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário