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segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Sebrae realiza Encontro Estadual de Ouvidorias

Encontro de Ouvidorias visa promover uma gestão de excelência e traz ao Amapá o fundador e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores


Nicole Lemos

Sebrae realiza o primeiro Encontro Estadual de Ouvidorias no Amapá. O evento acontece no dia 29 de setembro, das 8h às 12h, na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana. O evento tem como objetivo contribuir com as empresas e com a sociedade para difundir um conceito construído e compartilhado de atendimento de excelência por meio das ouvidorias no Estado do Amapá.

A ouvidoria é um importante instrumento estratégico nas organizações públicas e privadas, sendo também ferramenta para o levantamento das necessidades e expectativas do público de interesse da instituição. A atuação em rede estabelece padrões de qualidade e fortalece a credibilidade das empresas na sociedade. As ouvidorias estão preparadas para ouvir e solucionar as manifestações, tratando-as de forma ética, imparcial e transparente. 

O Encontro busca proporcionar conhecimento sobre as origens das ouvidorias no Brasil e no mundo, além de facilitar o acesso dos ouvidores, corregedores, operadores de SACs a conceitos modernos de ouvidoria e oportunizar um alinhamento de informações sobre a atuação da ouvidoria como ferramenta estratégica de gestão nas instituições.

A ouvidora do Sebrae no Amapá, Ester Resende, exercendo a função desde janeiro de 2016, disse que o Encontro Estadual de Ouvidorias é um evento idealizado pela Ouvidoria do Sebrae no Amapá com o apoio da Diretoria Executiva  e tem como objetivo criar um momento de integração, reflexão e discursão entre os profissionais diretamente ligados ao cliente em manifestações nas diversas esferas e ramos de atividade, fazendo uma aproximação destes com os modelos e conceitos de ouvidorias existentes no Brasil. Espera-se ampliar a percepção da importância da ouvidoria como ferramenta de gestão estratégica para gerar maior satisfação aos clientes tanto em relação ao atendimento prestado pelas ouvidorias, quanto pelas empresas e órgãos públicos por eles representados.

Ester Resende, afirma que o principal desafio é consolidar a ouvidoria como ferramenta estratégica de gestão nas empresas privadas e órgãos públicos.

“Nesta profissão o principal conflito está ligado diretamente à visão de que a ouvidoria tem apenas um papel de ‘delatoria’, quando na verdade, apesar de representar o cliente e não a empresa, a ouvidoria é um importante canal de percepção das necessidades do cliente e uma rica fonte de informações sobre oportunidades de melhoria para auxiliar a alta gestão na tomada de decisão", finaliza a ouvidora do Sebrae, Ester Resende. 

Palestrantes

Entre os palestrantes do evento estão, o fundador e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Dr. Edson Luiz Vismona; o Controlador Geral do Estado do Amapá, Dr. Otni Miranda de Alencar Júnior e a gerente da Unidade de Ouvidoria do Sebrae Nacional (NA), Etel Tomaz.

Programação 

Data: 29.9.2017 – Sexta-Feira
Evento: Café de boas vindas
Horário: 8h30

Evento: Abertura do evento com a diretoria do Sebrae
Horário: 9h 

Palestra: A evolução da ouvidoria brasileira
Palestrante: Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – Edson Luiz Vismona
Horário: 9h30 

Palestra: Ouvidoria pública, transparência e cidadania como instrumento de gestão
Palestrante: Controlador Geral do Estado do Amapá – Otni Miranda de Alencar Júnior
Horário: 10h10 

Palestra: Estratégia de atuação da ouvidoria no sistema Sebrae
Palestrante: Gerente da Unidade de Ouvidoria do Sebrae Nacional (NA) – Etel Tomaz
Horário: 11h 

Evento: Perguntas e Debate
Horário: 11h40

Encerramento
Horário:12h.


Serviço
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Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
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