Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Ginástica laboral contribui para saúde e qualidade de vida nos colaboradores do Sebrae




A atividade faz parte do Programa Viver Bem elaborado pela Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae no Amapá, que desenvolve ações para o bem estar no trabalho


Beatriz Moura

O Sebrae no Amapá, por meio da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP), busca melhorias que visam contribuir com a saúde dos colaboradores na instituição, onde o Programa Viver Bem se torna relevante para amenizar que afetam o bem-estar e, consequentemente, a produtividade do colaborador. Nesse contexto, vale ressaltar que as prioridades do programa são para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Desta forma, o Sebrae no Amapá firmou contrato com o Serviço Social da Industria (Sesi) para a execução das ações de Qualidade de Vida e de Segurança e Medicina do Trabalho.

Programa

O Programa Viver Bem Sebrae no Amapá, visa contribuir com o bem-estar e qualidade de vida integral dos colaboradores, promovendo saúde física, emocional, social, profissional, financeira e intelectual, por meio de ações que gerem um ambiente de trabalho harmonioso. Dentre as ações, estão previstas a ginástica laboral, massagem terapêutica, intervenção ergonômica, atendimento nutricional, psicologia organizacional, palestras educativas, orientação esportiva, campanhas de vacinação e prevenção de doenças.

A atividade de ginástica laboral, especificamente, consiste numa prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores, coletivamente, dentro do próprio local de trabalho durante a jornada diária. O objetivo da ginástica laboral é evitar contusões e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

“A ginástica laboral está dentro de um programa do Sebrae que se preocupa com a saúde do colaborador, é fundamental que todos nós tenhamos esse cuidado. Então, é mais uma oportunidade de se trazer uma empresa especializada para ajudar o colaborador a se preocupar com a sua saúde”, afirma diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

A gestora do Programa Viver bem do Sebrae no Amapá, Cássia Thaís, explica que a prática é importante para que o colaborador tenha os devidos cuidados com a saúde no ambiente de trabalho. “A prática da ginástica laboral prevene e alivia dores e incômodos que ocorrem devido as atividades laborais. Os exercícios proporcionam benefícios como a prevenção de doenças laborais, redução do sedentarismo, melhora no condicionamento físico, aumento da produtividade”, disse a gestora do Programa Viver Bem do Sebrae no Amapá, Cássia Thais.

Diagnóstico

A atividade de ginástica laboral foi planejada após a realização de um diagnóstico inicial onde foi aplicado um questionário para verificar o estilo de vida dos colaboradores, hábitos alimentares, práticas de exercícios físicos, qualidade do sono, além de verificação do IMC de cada colaborador, de posse do resultado, o professor realizou um plano de aula para os colaboradores.

“Estou trabalhando com dois tipos de ginásticas laborais, a compensatória e preparatória para os funcionários do Sebrae, que são realizadas em 15 minutos, com bastante preparo do corpo e alongamento para motivar para a jornada de trabalho. Os dois tipos de ginásticas trabalham prevenção, melhoria da saúde, mesmo sendo um período curto, é de suma importância”, finaliza o professor e personal trainner, Gimmi Francis.

As atividades de ginástica laboral iniciaram em 2014, nas unidades do Sebrae em Macapá e Santana, de 9h às 10h. Nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, na Sede do Sebrae em Macapá e terça e quinta-feira, no Escritório Regional do Sebrae em Santana.


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário